Quais os tipos de implante dentário?
Implante unitário simples
Indicado para pacientes que sofreram perda de um dente. Após três meses da instalação do implante, é realizada a confecção da prótese ou coroa.
É importante que esse procedimento seja feito o mais rápido possível. Porque, quando você fica muito tempo sem o dente, os riscos de reabsorção dos ossos maxilar/mandibular aumentam, diminuindo a estrutura óssea necessária para suportar o implante dentário.
Implantes múltiplos

Os implantes dentários múltiplos são uma alternativa para pacientes que sofreram perdas de dois ou mais dentes consecutivos. São instalados implantes de acordo com a extensão da área a ser reabilitada, e a prótese fixa reabilitadora apresenta um ou mais elementos suspensos, ligados aos pilares suportados pelos implantes.
O efeito é similar ao unitário. Contudo, as coroas ficam unidas, sendo necessária utilização de passa fio para higienização sob o elemento suspenso. Assim, muitas vezes, quando não há osso suficiente para se colocar um implante, a prótese fixa sobre implantes é uma ótima solução.
Implante com prótese tipo protocolo
Este tipo de implante é indicado para pacientes que sofreram com a perda de todos os dentes. Nele, fazemos a instalação de 4 a 8 implantes e reabilitamos o paciente com uma prótese total, parafusada sobre os implantes dentários.
O resultado estético e funcional é perfeito. Mas, vale lembrar que o paciente precisa ter uma estrutura óssea saudável para que os implantes dentários sejam instalados. Caso contrário, a próxima opção é a melhor solução.
Implante zigomático
Este implante dentário recebe esse nome pois é instalado diretamente no osso zigomático – popularmente conhecido como maçã do rosto. Desta forma, é dispensada a necessidade de enxerto ósseo para os pacientes que possuem a estrutura óssea fragilizada.
Implante com prótese tipo overdenture
Por fim, temos os implantes dentários com prótese tipo overdenture. Esse procedimento é semelhante ao da prótese tipo protocolo. Porém, a prótese reabilitadora é removível.
Além do conforto e segurança, este tipo de prótese traz ainda mais facilidade para a higienização, uma vez que você pode retirá-la da boca.