Endodontia

O que é a endodontia?

A endodontia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas que ocorrem na polpa dentária(nervo), tecido que fica na parte interna do dente.

endodontia

Quando existem problemas nessa estrutura, especialmente causados pela proliferação de cáries, há um alto risco de a estrutura dentária ser comprometida, sendo necessária a remoção do dente. Com a ajuda do endodontista, é possível resolver o quadro, preservando o elemento comprometido.

A importância de cuidar da polpa dentária

A polpa dentária é o tecido localizado na parte mais interna do dente, envolta por uma dura camada, composta pela dentina e esmalte. Toda essa estrutura rígida que envolve a polpa tem a função de proteger a estrutura interna de bactérias e infecções.

Caso haja fissuras, dentes trincados ou cavidades causadas por cáries profundas, a polpa pode ser afetada, causando infecção e a perda do dente. No entanto, através do tratamento de canal, é possível evitar que o problema atinja um estágio avançado, preservando o dente.

O processo inflamatório na polpa, chamado de pulpite, é o que provoca a dor de dente, tão temível.

Quais os sinais de que há algo errado com o dente?

Incômodos recorrentes nos dentes, como sensibilidade ao comer alimentos doces ou quentes, são sinais de que há algo errado. Caso estes sintomas sejam ignorados o problema pode aumentar e provocar o comprometimento da estrutura interna, levando a dores acentuadas e, consequentemente, à necessidade do tratamento de canal.

Como funciona o tratamento de canal?

tratamento de canal

Primeiramente, o tratamento de canal inicia-se com uma avaliação do especialista em endodontia (endodontista), pois é necessário compreender o estágio que se encontra a infecção na polpa dentária.

Após avaliação, o endodontista faz uma pequena abertura no dente para acessar a polpa, que se encontra nos canais internos das raízes dentárias. Com o esvaziamento dos canais, é feita a limpeza, desinfecção e, por fim, o vedamento com material odontológico, para que fique livre de bactérias.

Seu objetivo é a manutenção do dente na cavidade bucal e as saúde dos tecidos periapicais (gengiva, osso e ligamento periodontal, que une o osso à raiz do dente).

Qual a indicação para o tratamento de canal?

O tratamento de canal deve ocorrer quando a polpa estiver comprometida, o que pode acontecer de formas variadas. Veja alguns casos em que é indicado o procedimento:

  • Cárie profunda: atingindo a polpa do dente, que fica inflamada/infeccionada. Durante este processo, o dente torna-se bastante sensível, evoluindo para estágio de dor aguda (pulpite) podendo ou não ter inchaço;
  • Fraturas dentárias: provocando a exposição do nervo;
  • Trauma dentário: dependendo da intensidade, a polpa entra em colapso e morte, e há alteração de cor (o dente geralmente fica escurecido);
  • Trauma ortodôntico: quando há a movimentação brusca do dente, rompendo os vasos sanguíneos que fazem a sua nutrição;
  • Lesões endo-periodontais: para avaliar a mobilidade dental e a profundidade do sulco gengival a partir do teste de sondagem;
  • Necessidades protéticas: quando o dente está com a estrutura destruída e necessita a colocação de um pino intracanal ou de uma prótese fixa;
  • Degeneração avançada (morte da polpa): muitas vezes não tem mais sinal de dor, mas há infecção e normalmente formação de lesão, dentre outras.

Um dente com tratamento de canal e restauração feitos de forma correta pode durar a vida toda, se houver cuidados. Entretanto, check-ups regulares são essenciais.

Em que momento devo procurar um especialista em endodontia?

endodontia

O ideal é que se faça uma avaliação periódica a cada 6 meses, para que o profissional possa diagnosticar qualquer problema em seus dentes em estágio inicial.

Alteração de cor no dente, cavidade ou dor também são indicativos da necessidade de se procurar um dentista o mais rápido possível. Nos estágios iniciais de cáries, os procedimentos são mais simples e menos onerosos.

Ao contrário, quanto mais avançado, mais complexo e delicado se torna o tratamento e, muitas vezes, ao chegar ao dentista, não há mais possibilidade de resolução, restando apenas a remoção do dente a ser realizada.

Em muitos casos, a dor aguda (pulpite) pode ocorrer e passar. Porém, se houver necessidade de tratamento de canal, e este não for realizado, pode se formar um abscesso, infecção no canal radicular e perda óssea, com formação de pus e edema, que são problemas mais sérios que podem evoluir para quadros mais sérios de saúde, como a endocardite bacteriana.

Portanto, apesar de muitas vezes não sentirmos dor, podemos ter sérios problemas que somente o dentista pode diagnosticar e tratar.

Como prevenir problemas bucais?

Depois de realizado qualquer tratamento, o paciente deve seguir com os cuidados de higiene bucal para que problemas nos dentes não retornem. Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia e utilizar fio dental são os meios mais eficazes na prevenção contra cáries e, consequentemente, contra infecções que as bactérias possam vir a causar.

A alimentação também tem papel importante na prevenção de problemas endodônticos, uma vez que uma dieta saudável, com pouco consumo de açúcar, evita a proliferação de bactérias que prejudicam a estrutura bucal, assim como de outras condições que podem comprometer a saúde do paciente.

No Grupo Odontológico de Taguatinga, possuímos profissionais experientes e especializados em endodontia, para promover um tratamento humanizado e seguro para nossos pacientes.

Entre em contato conosco

Agende uma consulta conosco. Preencha o formulário ou mande-nos uma mensagem via WhatsApp. Aproveite e veja um pouco sobre o nosso trabalho nas redes sociais.

De segunda à sexta
Das 08 às 18h

Endereço
C 01 Lote 01/12 salas 713 a 716
Edifício Taguatinga Trade Center

Telefone
(61) 3352-9955 | (61) 98176-0016