
20 set Cuidados após o clareamento dental
O que é o clareamento dental?
O clareamento dentário é um procedimento odontológico estético que auxilia na remoção da pigmentação amarelada dos dentes, recuperando o branco natural do sorriso do paciente. Mesmo que essa técnica recupere a coloração dentária, a pessoa também precisa ficar atento aos cuidados após o clareamento dental para preservar sua saúde bucal por mais tempo.
Embora seja uma técnica voltada para fins estéticos, o procedimento também atua na melhora da autoestima da pessoa, uma vez que muitas perdem o prazer em sorrir naturalmente em público por conta da cor dos dentes.
Por que os dentes escurecem?
O envelhecimento natural da arcada dentária é o principal fator que leva o escurecimento natural dos dentes. Caso o paciente tenha uma rotina que contenha hábitos nocivos à saúde bucal, esse processo é mais acelerado.
Por conta da senilidade, há a perda do esmalte dentário e isso evidencia a dentina, composição do dente que possui uma cor mais escura e amarelada. Com isso, o sorriso tende a ficar mais escurecido à medida que a pessoa envelhece.
Hábitos que escurecem os dentes
Atualmente, existe uma série de hábitos que provocam o escurecimento dos dentes, prejudicando a estética e autoestima da pessoa, tais como:
Consumo excessivo de bebidas com corantes
A ingestão excessiva de café, sucos, refrigerantes e vinhos prejudicam o esmalte dentário, estrutura que dá a cor natural aos nossos dentes. Esse tipo de hábito se potencializa se o paciente não praticar a higiene bucal adequada, facilitando a fixação dos corantes contidos nas bebidas.
Falta de escovação
A falta de escovação contribui para o escurecimento dos dentes, pois os resíduos de bebidas e alimentos acabam se fixando na camada do esmalte do dente. Com isso, mesmo a escovação não se torna suficiente para remover manchas e amarelados nos dentes, sendo necessário o acompanhamento odontológico para tratar tal condição, seja através do clareamento dental ou com facetas.
Tabagismo
O tabagismo é um hábito nocivo não só à saúde bucal, mas também ao bem-estar geral do paciente. A nicotina presente no cigarro desencadeia um processo químico na boca, provocando manchas e escurecendo os dentes.
Mesmo que haja tratamentos odontológicos para remover manchas, o paciente também tem papel importante na manutenção da sua qualidade de vida, uma vez que é preciso seguir as orientações do dentista e ter os devidos cuidados após o clareamento dental.
Como funciona o clareamento dental?
O clareamento dental funciona através da aplicação de um gel clareador combinado com um laser de baixa frequência. Durante este procedimento, há uma ação química nos dentes que removem a pigmentação amarelada ou escura, trazendo o branco natural ao sorriso.
Os resultados já podem ser vistos na primeira consulta, mas é preciso algumas sessões para que todo o processo se concretize de maneira satisfatória e o paciente.
Atualmente, existem três formas de realizar o clareamento dental sendo elas:
- Clareamento dental profissional;
- Clareamento dental misto;
- Clareamento dental caseiro.
Mesmo que as abordagens se diferenciem, cabe ao dentista determinar qual é a melhor forma de tratamento de acordo com os objetivos e expectativas do paciente.
Vou precisar clarear os dentes novamente após o procedimento?
Tudo dependerá de como o paciente vai lidar com os cuidados após o clareamento dental. Caso o mesmo respeite as orientações do dentista e adote hábitos mais saudáveis no que diz respeito à higiene oral, será necessário apenas uma sessão para reparar o procedimento.
O período dessas consultas pode variar de acordo com os cuidados que a pessoa vai ter, mas podem ser a cada seis meses ou uma vez por ano.
Afinal, quais cuidados devo ter após o clareamento dental?
Existem uma série de cuidados após o clareamento dental que o paciente precisa ter para preservar os resultados dos procedimentos. O dentista orienta o paciente a seguir alguns hábitos como:
Evitar bebidas com corantes em excesso
Evitar bebidas com corantes (refrigerantes, café e vinhos) é fundamental para preservar o sorriso, principalmente logo após o clareamento dental, onde os dentes ainda estão sensíveis.
O ideal é beber água ou refrigerantes que não possuam uma pigmentação mais escura e maneirar na quantidade de café. Além disso, é fundamental escovar os dentes após a ingestão desses líquidos para evitar manchas.
Manter sua rotina de higiene bucal
Embora seja um senso comum, existem muitas pessoas que não têm hábitos de higiene bucal e sofrem com uma série de problemas que vão além da parte estética. Para aqueles que realizaram o clareamento dental, é importante escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental para complementar.
Com esses cuidados após o clareamento dental, é possível preservar o efeito do procedimento, além de evitar o surgimento de problemas bucais graves, como cáries e doenças gengivais que podem prejudicar a saúde do paciente.
Ir ao dentista regularmente
Visitar o dentista regularmente é fundamental para os cuidados após o clareamento dental. Mesmo quem não fez o procedimento deve ir ao consultório odontológico regularmente para cuidar do seu sorriso.
Além das orientações que o profissional dará para você para com cuidados no dia a dia, algumas consultas pontuais podem auxiliar no diagnóstico precoce de quaisquer condições, seja por meio da profilaxia ou através do check-up preventivo digital.
Portanto, se você sofre com a perda da coloração dentária, seja por conta do envelhecimento ou devido aos hábitos adotados em sua rotina, procure o GOT Odontologia e conte com profissionais experientes e especializados no clareamento dental.
Gostou do conteúdo? Aproveite e venha cuidar da sua saúde bucal com o GOT Odontologia. Entre em contato conosco através do (61) 3352-9955 ou do (61) 98176-0016 .