
19 ago Recuperação após o implante dentário
Procedimentos odontológicos relacionados à reabilitação oral são bastante procurados atualmente. Em alguns casos, cirurgias minimamente invasivas, mas que geram impactos na boca são feitas e muitas pessoas têm dúvidas quanto a recuperação após o implante dentário, tendo em vista o tipo de abordagem que é feito para a inserção do pino sobre o osso.
Embora existam alguns sintomas característicos, o dentista responsável pelo tratamento tem total conhecimento do que o paciente pode sentir após a cirurgia. Por conta disso, algumas orientações são feitas à pessoa para a recuperação ser tranquila e sem intercorrências.
Como funciona a cirurgia?
Com base em todas as informações obtidas na avaliação, seja por meio de exames de imagem ou através de uma câmera intraoral, o profissional consegue determinar qual abordagem vai adotar para a inserção dos pinos.
A cirurgia costuma variar conforme a quantidade de pinos inseridos na boca do paciente. O dentista, em acordo com a pessoa, pode optar por mais de uma sessão, mas na maioria dos casos o tempo vai de 30 minutos até duas horas, pois o processo precisa ser feito de forma precisa e cuidadosa.
Quanto tempo leva para fazer um implante dentário?
Partindo desde a primeira consulta avaliativa até o momento em que o paciente está com o sorriso completo com a instalação da prótese sobre o implante, estima-se um período de seis a oito meses.
Este tempo pode variar, pois o dentista apresenta as opções de implante para o paciente e alguns levam mais tempo do que outros com relação à integração.
O tempo tende a ser longo, pois há todo um processo de integração do implante sobre o osso da gengiva e isso deve ser respeitado, uma vez que apesar de raros, podem acontecer insucessos.
Além do fato de espera para que a ‘ósseointegração’, processo de aceitação do corpo e fixação do material metálico sobre o osso ocorra, há também os impactos da cirurgia, que provocam sintomas como:
- Inchaço na gengiva;
- Leves incômodos, como latejamento da área onde o pino foi inserido;
- Sensibilidade na região operada.
Embora que esses sinais já sejam algo esperado, a recuperação após o implante dentário é acompanhada de perto pelo dentista, que estará sempre orientando o paciente a ter os cuidados necessários para uma melhora significativa em poucos dias.
Quanto tempo o paciente precisa ficar de repouso após um implante dentário?
O tempo de recuperação após os implantes dentários leva de uma a duas semanas, dependendo da quantidade de pinos que foi inserida na gengiva do paciente. Por isso, é importante que a pessoa adote alguns hábitos durante os primeiros dias para evitar maiores incômodos, como:
- Aplicar gelo na região;
- Escovar normalmente os outros dentes;
- Evitar esforço físico, levantamento de peso, etc.;
- Optar por alimentos gelados e pastosos, fáceis de ingerir.
Além dessas orientações, o dentista também prescreve medicamentos específicos para sanar os incômodos iniciais e evitar qualquer contratempo na recuperação após os implantes dentários.
Depois do período estipulado pelo dentista, é possível retomar às atividades diárias normalmente e aguardar pelo momento de inserção da prótese.
Como fica a gengiva depois do implante dentário?
A gengiva após a inserção do pino de titânio fica inchada e é preciso adotar algumas medidas para aliviar este sintoma característico. No entanto, o consumo de alimentos frios e o uso de anti-inflamatórios prescritos pelo dentista auxiliam na melhora gradual do inchaço e na recuperação após o implante dentário.
A importância do implante dentário
Este tipo de tratamento é fundamental para quem deseja recuperar seu sorriso e o prazer em comer o que sempre quis novamente. Quando a pessoa perde um ou mais dentes na boca, a fala e a mastigação ficam deficitárias por conta da ausência dentária na região.
Mesmo com o tratamento por meio de implantes, se existir algum outro problema nos dentes remanescentes, o dentista cuida primeiro deste quadro para que em seguida inicie o processo de implantodontia.
Embora seja um tratamento longo e que demande paciência do paciente, os resultados são satisfatórios e a pessoa recupera não só a funcionalidade, mas também a autoestima e confiança em sorrir e interagir socialmente sem receios.
Em quais casos o paciente deve recorrer ao dentista?
Em raros os casos, o paciente pode sofrer com sintomas adversos e, ao notar algo que não seja o usual, deve voltar ao dentista imediatamente para uma avaliação, pois há o risco de infecção.
Por isso, se a pessoa apresentar mau cheiro na boca, febre, mudança de cor na gengiva ou sentir que o implante não está fixado adequadamente, é preciso voltar ao consultório para uma reavaliação.
A importância da recuperação após os implantes dentários
Respeitar as orientações do dentista é fundamental para o paciente conseguir retomar sua rotina diária em poucos dias após a cirurgia. A recuperação após o implante dentário é rápida, se a pessoa seguir as orientações do implantodontista à risca.
Depois que a prótese for fixada sobre o pino, o paciente passa também por um processo de reaprendizado, tanto na questão funcional, quanto na fala, que também é afetada por conta da falta de dentes na boca.
Vale destacar que tanto o tratamento, quanto à recuperação após o implante dentário são feitos de maneira personalizada, pois a abordagem pode variar de acordo com a quantidade de pinos e particularidades do paciente.
Gostou do conteúdo? Aproveite e venha cuidar da sua saúde bucal com o GOT Odontologia. Entre em contato conosco através do (61) 3352-9955 ou do (61) 98176-0016 .