Quais os estágios de uma doença periodontal?
A doença periodontal pode apresentar fases distintas em seu desenvolvimento, uma vez que tal problema, caso não seja tratado, pode causar alterações severas à estrutura bucal, levando à perda de dentes permanentes.
Caso este tipo de problema ocorra, é preciso recorrer às próteses dentárias junto a um protetista, de modo a retomar a qualidade de vida do indivíduo, para que consiga viver normalmente.
Ao todo, são três estágios que a doença periodontal pode apresentar, tais como:
Gengivite

Bastante popular, a gengivite é provocada pelo acúmulo de bactérias próximo à margem da gengiva, causando inflamação e sangramento gengival.
O periodontista atua na melhora deste quadro, através da remoção das placas bacterianas e tártaros, se houver. O tratamento não é complexo, tendo em vista que este é o estágio mais brando da doença periodontal.
Periodontite
Neste estágio, há a presença de uma infecção provocada pelas bactérias, prejudicando além da gengiva, os ligamentos e o osso, responsáveis pela sustentação dos dentes.
O problema da perda óssea é irreversível, mas o tratamento através da periodontia pode auxiliar a evitar a progressão do quadro e, consequentemente, a perda de dentes do paciente.
Periodontite avançada
A periodontite avançada caracteriza-se pela deterioração dos tecidos, ligamentos e do periodonto, fazendo com que os dentes fiquem moles ou sofram com alterações em sua posição, prejudicando a mordida.
Nesta fase, é urgente o tratamento com um periodontista para evitar a queda dos dentes. Contudo, se houver a perda do dente, inicia-se um planejamento para a reabilitação com implantes dentários, que irão devolver a função mastigatória do paciente.